Para quem não pode investir em um aparelho de Blu Ray e assistir filmes em uma qualidade de imagem excepcional, saiba que existe um processo chamado upscaling que aumenta a qualidade dos DVDs comuns. É importante lembrar que o upscaling aumenta a qualidade dos pixels dos filmes em DVD, porém não atinge a qualidade completa de um imagem em HD.
Para utilizar esse recurso, seu aparelho de DVD precisa oferecer essa funcionalidade. Matematicamente, o upscaling equipara a contagem de pixels de um DVD ou imagem que não esteja em alta definição (High Definition, HD, em inglês) para os números de uma HDTV, que é tipicamente 1280x720 (720p, HD) ou 1920x1080 (1080p, Full HD). A letra "p" significa que a imagem está sendo criada de forma progressiva, carregando simultaneamente linhas verticais e horizontais, obtendo um melhor resultado. Já a letra "i" mostra que as linha estão sendo exibidas de forma interpoladas, ou seja, alternadamente.
Um DVD player comum tem a resolução de 720x480 (480i). Um DVD com progressive scan consegue extrair da imagem uma qualidade melhor (480p), sem realizar upscaling.
A técnica faz um bom trabalho em aumentar a qualidade de um DVD comum para um em HD, mas sempre lembrando que o upscaling não gera a verdadeira alta definição.